quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Preferências do Chef Carlos Soares

O primeiro texto do nosso blog conta um pouco das prefências do renomado Executive Chef Carlos Eduardo Soares em relação ao uso da carne-seca em suas receitas.
O Chef, oficial do Mercado Municipal Paulistano, nunca escondeu que em suas viagens internacionais levava em sua mala, devidamente embalada a vácuo, a tradicional carne-seca Paineira. Este fato engraçado acabou por aproximar bastante o Chef da Paineira.
Há 58 anos no mercado, nossa carne-seca já é bem conhecida pelo Chef Carlos Soares, que sempre as utilizou em eventos nacionais, internacionais, e durante os quase 10 anos em que foi destaque na televisão, ao comandar os quadros de culinária dos programas apresentados por Gilberto Barros: Quarta Total e Domingo Show, na Rede Record, e Sabadaço e Boa Noite Brasil, na Band.
As ótimas dicas do chef são bem simples, mas ótimas para quem ainda não conhece todos os cortes do Jerked Beef Paineira, como foi nomeado pelo Ministério da Agricultura.
Quando está no nordeste brasileiro o corte utilizado por Soares é a Ponta de Agulha, que tem o sabor inconfundível da costela bovina e é muito apreciado pela população local.
Já na região sudeste procura seguir a linha gourmet, utilizando o corte Traseiro, que apresenta uma carne mais tenra e macia, com menos gordura, já que a parte que é salgada e dessecada é proveniente do coxão duro, corte situado entre o lagarto e a picanha bovina.
Para criar pratos cozidos, assados e picadinhos ele opta pelo corte Dianteiro, mais apropriado por conter partes do acém, paleta e músculos, além de ter o melhor custo-benefício; nem tão gorduroso e nem tão requintado, porém firme e saboroso.
Todos estes produtos são produzidos pela Paineira, que atende seus consumidores e o crescimento da demanda por carne-seca de norte a sul do Brasil e também o mercado externo. 
A parceria entre Paineira e Chef Carlos Soares foi acertada após a visita do Chef às modernas instalações da empresa, na cidade de Cajamar/SP. Se já consumia os produtos Paineira, hoje Soares conhece e aprova toda sua linha de produção, da matéria-prima ao produto embalado a vácuo, pronto para ir à mesa do consumidor.


Chef Carlos Soares com o corte Traseiro de carne-seca Paineira.


Agora é só escolher a receita, o corte, e mãos à obra.

2 comentários:

  1. sou nordestina, amo carne seca!
    deixo uma sugestão:
    vamos fazer sorteio por aqui tambem, para termos oportunidades de ganharmos essa iguaria praineira que vem fazendo muito sucesso.

    www.teretetenacozinha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro o corte Traseiro, acho perfeito para as comidinhas que gosto de fazer.

    Vou adorar participar do sorteio do blog!
    Essa carne seca é perfeita!
    A-DO-RO!

    http://receitasdavovocristina.blogspot.com/

    ResponderExcluir