segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Feijoada na Laje é uma delícia

Finalmente visitamos a tão comentada Laje da Tia Léa, procurada aos sábados por aqueles que apreciam uma boa feijoada e um belo visual carioca.


Quando você for, prepare-se para sair de lá devagar, não marque outros compromissos, pois assim você  pega o por do sol maravilhoso na praia de São Conrado ou no Arpoador.
No caminho, adentrando o cotidiano da comunidade do Vidigal, você passa pelo Nós do Morro, projeto fundado em 1986, com o objetivo de criar acesso à arte e à cultura para as crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal e que hoje já ganhou projeção nacional, assim como a Laje da Tia Léa.
O astral é ótimo, com muita gente nas ruas, afinal é sábado, o dia está raiando e a Léa Silva já deve estar cortando a couve.

A história desta moradora do Vidigal é como da maioria dos brasileiros, de muito trabalho e desafios diários, mas temperada com muitos momentos de diversão, comida boa e... uma pitada de fama.
Fama esta conquistada com a ajuda de seus blogs de culinária, redes sociais e principalmente por suas receitas deliciosas. 
A Feijoada é uma das mais pedidas, mas Léa sempre avisa em seu perfil do facebook “Gente, tem que depositar antes senão não posso fazer”. O motivo do aviso é consequência da correria que é sua vida e da pouca ajuda que recebe para preparar os banquetes. “Não posso ficar com o prejuízo, caso desistam de vir de última hora”, explica ela.

Em Maio de 2012 a Paineira Alimentos realizou um desfaio com os seguidores da cozinheira no Facebook e ela realizou o sonho de ter um freezer em sua cozinha.



Resumindo a correria mencionada, Léa é auxiliar de serviços gerais da Câmara de Comércio França-Brasil, tem um programa de receitas na TV comunitária do bairro, atualiza suas redes sociais constantemente, envia seus convites para celebridades que admira, entre outras coisas.
Já esteve com o cônsul-geral da França, Hugues Goisbault, com Ana Maria Braga, Edu Guedes, Chef Aron e com o rapper Snoopy Dogg, seu grande ídolo, que a chamou de mãe, nos contou emocionada.
Ela ainda aguarda paciente as respostas de Barack Obama, Zeca Pagodinho, Sarkozy e Lula.



É bem frequente sair uma nota aqui e outra ali sobre a Léa nos jornais cariocas, mas quando não, pode ser bem divertido ver seus comentários no facebook, rede social que mais utiliza hoje e tem aproximadamente 4.000 seguidores/amigos/assinantes.
Entre dicas de cozinha, fotos dos seus pratos e na companhia de artistas, comentar a programação da TV é um dos seus assuntos preferidos. “Gente, é agora que o Brito vai falar quem sai da Fazenda. Ai, que droga, ele chamou o comercial! Ai, Vivi, fica!”
E vemos também que sabe aproveitar muito bem a cidade maravilhosa, “Vou cuidar da minha beleza, quero estar bonita para ver a exposição do Salvador Dali” foi uma das últimas mensagens que deixou quando postamos este texto. 
Sobre a feijoada, é mais ou menos assim: couve no ponto, laranja fresquinha, torresmo e mandiocas sequinhos. Farofa bem temperada, excelente molho de pimenta caseira. Arroz soltinho e feijão preto muito saborosos. Carne-seca Paineira e pertences diversos.
Clientes aguardando a feijoada
 
Léa (de avental) posando para as fotos 


Para quem a acompanha nas redes sociais tudo é especial quando você visita Léa Silva, pois o sabor da feijoada você sente a partir do momento que se entra no Vidigal e no cotidiano dos seus moradores. Cada motocicleta e criança correndo atrás da sua bola de futebol é um tempero saboroso. A pequena cozinha, a espera na Laje pela mesa posta. A descontração tímida da cozinheira. As fotos tiradas enquanto ela diz: está servido!

Esse é o palco, o momento da artista Léa Silva, a Léa do Vidigal.

Visite o perfil da Léa: http://www.facebook.com/lea.silva.988