terça-feira, 15 de janeiro de 2013

A origem da Salada Caesar

Salada Caesar é uma variante de salada realizada com alface romana e croûtons temperados com azeite de oliva, ovo,suco de limão, molho inglês e pimenta preta. A criação dessa salada é geralmente atribuída ao chef italo americano César Cardini, em Tijuana, no México, a partir daí passou a ser conhecida nos Estados Unidos e, em seguida, mundialmente.


Existem muitas versões a respeito da origem da Caesar salad. A mais conhecida e habitualmente considerada é que a salada terá sido criada por um chef mexicano de origem italiana chamado César Cardini. Cardini, cujo sobrenome está relacionado com a culinária do famoso Hotel Peñafiel de Tehuacán, Puebla (México) viajou a Tijuana a um concurso gastronômico onde sua salada resultou premiada.


É claro que em um blog de carne-seca nós criamos a nossa versão de Salada Caesar, mas antes é interessante conhecer a versão mais famosa,  criada em uma das cidades de Tijuana ou Ensenada (México) pelo chef Livio Santini de origem italiano no final da década de 1930, na cozinha do restaurante do Hotel Caesar's, propriedade de César Cardini, também de origem italiano.


Esta versão narra como uns pilotos norte-americanos chegaram ao hotel e pediram uma simples salada, e a falta de tomates ou outros ingredientes típicos, o chef Santini seguiu uma velha receita familiar com a que sua mãe os alimentava no sul da Itália em tempos difíceis; uma salada romana, ovos, pequenos pedaços de pão fritos com azeite, queijo seco, azeite de oliva, umas gotas de molho inglesa e suco de limão. A salada foi todo um sucesso e foi denominada inicialmente como "salada dos aviadores", e com o tempo César Cardini registrou-a como própria e a internacionalizou.


Com o tempo a receita tem sido modificada para degustá-la com frango, anchovas, pão frito, bacon, camarões e muitos outros ingredientes que a enriqueceram. Fonte: wikipedia.

Salada Caesar de carne-seca 

Rendimento: 6 porções

INGREDIENTES 

* 500 g de carne-seca PAINEIRA cortado em tiras
* 1 alface americana picada 
* 1 xícara de queijo ralado 
* 2 xícaras de pão de forma ..sem casca (cortado em ..pequenos cubos e torrados)
* 12 tomates-cerejas

Molho
* ½ xícara de óleo
* ½ xícara de azeite
* 1 gema 
* 5 filés de anchovas (aliche) em conserva
* 2 colheres de sopa de maionese 
* 1 colher de sopa de mostarda
*  2 colheres (sopa) de suco de limão


MODO DE PREPARO 

Coloque a carne seca PAINEIRA cortada em tiras e já dessalgada em uma panela de pressão e deixe cozinhar por 15 minutos para ficar bem macia. Escorra todo o líquido e refogue levemente com pouquíssimo óleo.

Montagem do prato:
Coloque todos os ingredientes do molho no liquidificador, bata bem pouco, somente para unir os ingredientes.
Arrume a alface em uma saladeira, coloque a carne seca em tiras e regue com o molho, polvilhe com o parmesão ralado. Cubra com os cubos torradinhos somente na hora de servir para não amolecer. Acrescente uma colher de suco de limão e dois tomatinhos em cada porção. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário